Educação Tecnológica

Sesi Escola


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Conheça a Educação Tecnológica do Sesi Escola e descubra como ela incentiva a criatividade, a colaboração, o pensamento crítico e diversas habilidades que seu filho vai usar para a vida.

Conheça a educação tecnológica do Sesi Escola e descubra como ela incentiva a criatividade, a colaboração, o pensamento crítico e diversas habilidades que seu filho vai usar para a vida


O que é Educação Tecnológica?

Essa abordagem pedagógica utiliza robôs e diversos materiais como ferramentas de ensino para promover o desenvolvimento de habilidades cruciais, incluindo resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e a criatividade. Os estudantes participam ativamente, construindo, programando e interagindo com robôs educativos.

 

O processo inclui cinco etapas principais: investigação, descoberta, conexão, criação e reflexão. Os professores e especialistas em tecnologia orientam os alunos em uma jornada de descoberta, explorando conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (metodologia STEAM) e aplicando-os a desafios do mundo real. Essa abordagem promove uma aprendizagem prática e envolvente.




A importância da Educação

Tecnológica na vida do aluno


Habilidades Técnicas

Comportamentais

Socioemocionais

A Educação Tecnológica transcende o simples auxílio na aprendizagem, tornando-se uma poderosa ferramenta que combina tecnologia, ciência, matemática, trabalho em equipe e programação para resolver desafios da vida real. Essa abordagem promove o desenvolvimento integral dos estudantes, indo além da sala de aula.


Através da Educação Tecnológica, os estudantes enfrentam desafios que estimulam o crescimento de habilidades comportamentais e socioemocionais. O foco não está apenas na construção e programação de robôs, mas também na capacitação dos alunos para explorar novas ideias e desenvolver habilidades essenciais para o futuro.


Desde a concepção dos robôs até a participação em competições, os estudantes são incentivados a comunicar-se eficazmente, colaborar em equipe, abordar problemas de maneira criativa, criar projetos inovadores e tomar decisões claras. Essa abordagem promove a autonomia e a responsabilidade dos alunos.


Essas habilidades técnicas, comportamentais e socioemocionais não apenas enriquecem a vida pessoal e social dos jovens, mas também os preparam para o competitivo mercado de trabalho, onde se tornam diferenciais valiosos em um cenário cada vez mais exigente.




Proposta Pedagógica

(Metodologia Steam)

A Educação Tecnológica é uma maneira diferente, divertida e fascinante de aprender, envolvendo os alunos na construção, programação e interação de robôs. No entanto, alcançar esse resultado requer que os alunos passem por cinco etapas de aprendizagem, exploradas por meio das disciplinas da metodologia STEAM: ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

A Educação Tecnológica é uma maneira diferente, divertida e fascinante de aprender, envolvendo os alunos na construção, programação e interação de robôs. No entanto, alcançar esse resultado requer que os alunos passem por cinco etapas de aprendizagem, exploradas por meio das disciplinas da metodologia STEAM: ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

Os  estudantes iniciam com a pesquisa, que desempenha um papel fundamental no aprendizado científico. Durante essa etapa, os estudantes exploram todos os conhecimentos relacionados ao problema a ser resolvido. Eles mergulham nos fundamentos da eletrônica, da física e da programação, compreendendo como os componentes do robô interagem para realizar tarefas específicas. Essa  área  inicial é altamente eficaz para despertar a curiosidade e o interesse dos  estudantes  pelos métodos científicos. Através de experimentos, coleta de dados e análise de resultados, eles são encorajados a questionar, investigar e descobrir novas soluções.

Durante o processo de aprendizagem, os estudantes têm a oportunidade de explorar e utilizar uma variedade de tecnologias, como sensores, atuadores, motores e engrenagens. E acredite, eles não precisam ser um gênio da computação para isso! Eles aprendem de forma simples e prática como aproveitar essas tecnologias para capturar informações do ambiente e responder a estímulos de forma adequada e funcional. E acredite, essas habilidades capacitam os estudantes não só a construírem os robôs, como também a enfrentarem desafios tecnológicos futuros e a explorarem o potencial da tecnologia para solucionar problemas do mundo real.

A construção de robôs implica na aplicação de princípios de engenharia, envolvendo o projeto de estruturas e mecanismos com foco em estabilidade, resistência e eficiência. Os alunos exploram conceitos de cinemática e dinâmica para compreender como os componentes do robô interagem e se movem. Além disso, na área da robótica, os alunos aprendem sobre eletricidade, construindo circuitos para transmissão, processamento e armazenamento de informações, bem como para controlar as funções do robô. A disciplina também abrange conceitos mecânicos, relacionados ao movimento e repouso dos corpos. Esses tópicos, como força de atrito, Movimento Uniforme (MU) e Movimento Uniformemente Variado (MUV), são aprendidos de forma prática através de projetos, tornando o aprendizado mais envolvente e aplicado.

Artes também é um importante aliado da educação tecnológica  para formar jovens criativos e inovadores. Os  estudantes  são incentivados a criar, apreciar e aprimorar a estética e o design dos  protótipos e construções. Ao longo desse processo, eles são encorajados a explorar sua própria criatividade, personalizando a aparência dos robôs e criando soluções visualmente atraentes. É importante destacar que esses aspectos estéticos são cuidadosamente combinados e equilibrados com a funcionalidade dos robôs. Além disso, o design dos robôs desempenha um papel significativo, sendo considerado um critério de avaliação importante em competições e torneios. Essa abordagem estimula os estudantes a investirem cada vez mais em pesquisa, criatividade e inovação, resultando no desenvolvimento de protótipos cada vez mais funcionais. 

Na Educação Tecnológica, os alunos aplicam na prática os conceitos matemáticos. Por meio dessa área de conhecimento, eles podem calcular ângulos, distâncias e velocidades dos robôs, utilizando conceitos como geometria e trigonometria. Os conceitos matemáticos são frequentemente ensinados de maneira ilustrativa, integrando-os com a ciência, tecnologia e engenharia, e envolvendo até mesmo a linguagem de programação. Essa abordagem permite que os alunos consolidem seu conhecimento através de estímulos visuais e práticos. Por exemplo, eles podem pesquisar e experimentar o cálculo de velocidade para programar o robô a percorrer uma determinada distância em um tempo específico.

A Educação Tecnológica envolve várias etapas emocionantes e colaborativas. Primeiro, forma-se uma equipe de estudantes interessados em aprender e se divertir com desafios reais. Em seguida, os estudantes constroem seus próprios robôs usando kits de robótica, peças e sensores, alinhados a uma programação específica para executar missões.


A programação é feita através de um software intuitivo, que permite aos alunos arrastar e soltar blocos de código. Embora não seja necessário ser um especialista em computação, a eficiência da linguagem de programação é crucial para garantir o funcionamento perfeito do robô.


A parte mais emocionante envolve testar todo o conhecimento adquirido em uma arena. Alguns membros da equipe controlam o robô, manipulam os movimentos e ativam os sensores para realizar tarefas desafiadoras. As competições acontecem na arena, onde os robôs enfrentam desafios como labirintos, busca de objetos ou corridas, dependendo da modalidade da equipe. Cada competição é uma oportunidade de aprendizado e diversão, proporcionando aos alunos a chance de demonstrar suas habilidades e talentos em um ambiente emocionante.

Primeiro de tudo, é necessário formar uma equipe, composta por estudantes interessados e em aprender e se divertir com desafios reais. Em seguida, vem a parte que mais necessita da cooperação e do trabalho em equipe: construir os robôs. Com a ajuda de kits de robótica e/ou peças e sensores avulsos, os estudantes têm a oportunidade de projetar e construir seus próprios robôs, dando vida às suas ideias. Mas para esse robô funcionar é necessário utilizar peças, sensores e motores específicos com essa finalidade alinhado a programação específica para a realização da missão desejada.


Com o robô construído e pronto, chegou a hora de desvendar o próximo passo: trazer vida ao robô por meio da programação. E acredite, o estudante não precisa ser um gênio da computação para fazer isso. A programação pode ser feita por meio de um software intuitivo, que permite arrastar e soltar blocos de código. Essa interface intuitiva mescla séries de sequências numéricas e palavras que serão posteriormente transformadas em códigos, permitindo que a máquina seja “controlada” pelo computador. Mas aqui está o grande truque: essa linguagem de programação precisa ser eficiente, com funções descomplicadas. Afinal, o objetivo é sempre garantir o perfeito funcionamento do robô e, consequentemente, resolver todos os desafios e missões da arena no menor tempo possível. Tudo começa de modo intuitivo e aos poucos vai ganhando linguagem computacional.


Por fim, chega à parte mais esperada e emocionante: colocar todo conhecimento à prova. E isso não se trata apenas de fazer o robô funcionar, mas sim mostrar ao mundo as habilidades e talentos que foram desenvolvidos. Para isso, alguns integrantes da equipe são escolhidos para assumir o controle, manipulando os movimentos, ativando os sensores e até mesmo criando sequências complexas de ações para que o robô execute as tarefas desafiadoras na arena. A arena é o palco para essas verdadeiras batalhas de inteligência artificial aconteça. É onde os robôs podem enfrentar desafios incríveis, desde labirintos até a busca de objetos, ou até mesmo competir uma corrida veloz. Os desafios e a arena vão depender de qual modalidade a equipe faz parte. Mas vale ressaltar: não importa a modalidade, cada competição é um mergulho em um mundo divertido e repleto de novas habilidades e muito aprendizado.

Como

funciona a

Educação

Tecnológica?

Diferenciais da Educação Tecnológica

do Sesi

Somos pioneiros em Educação Tecnológica:

Somos pioneiros em Educação Tecnológica:

No Sesi Escola, acreditamos que o futuro está na tecnologia e na inovação. Por isso, fomos pioneiros em Mato Grosso ao incluir a Educação Tecnológica como parte essencial do currículo escolar. Nossos alunos têm acesso a um ensino de qualidade, ministrado por profissionais especializados, que possuem expertise no campo da robótica. Com uma metodologia exclusiva e recursos tecnológicos de última geração, proporcionamos aos estudantes um ambiente estimulante e desafiador para aprenderem e desenvolverem suas habilidades técnicas, comportamentais e socioemocionais. Clique aqui e conheça mais

No Sesi Escola, acreditamos que o futuro está na tecnologia e na inovação. Por isso, fomos pioneiros em Mato Grosso ao incluir a educação tecnológica como parte essencial do currículo escolar. Nossos alunos têm acesso a um ensino de qualidade, ministrado por profissionais especializados, que possuem expertise no campo da robótica. Com uma metodologia exclusiva e recursos tecnológicos de última geração, proporcionamos aos estudantes um ambiente estimulante e desafiador para aprenderem e desenvolverem suas habilidades técnicas, comportamentais e socioemocionais. Clique aqui e conheça mais

Temos equipe representando o Brasil na competição mundial de robótica:

Temos equipe representando o Brasil na competição mundial de robótica:

A Escuderia Tucaré, equipe de robótica do Sesi Escola, na modalidade F1 in Schools, recentemente se consagrou campeã internacional na Final Nacional da F1 in Schools, no incrível Yas Marina Circuit, o palco mais moderno e tecnológico da Fórmula 1, nos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi. Ao aprender robótica no Sesi, o aluno se coloca em um patamar diferenciado, com oportunidades incríveis de participar de eventos internacionais e mostrar ao mundo o seu talento e potencial na área de ciência e tecnologia.

Clique aqui e conheça mais

A Escuderia Tucaré, equipe de robótica do Sesi Escola, na modalidade F1 in Schools, recentemente foi classificada para representar o Brasil na competição mundial de robótica realizada nos Emirados Árabes. Essa conquista é resultado do empenho, dedicação e preparo de nossos alunos, que receberam um treinamento de excelência e apoio constante da nossa equipe especializada. Ao aprender robótica no Sesi, o aluno se coloca em um patamar diferenciado, com oportunidades incríveis de participar de eventos internacionais e mostrar seu talento ao mundo.

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Realizamos torneios internos, regionais e nacionais de robótica:

Realizamos torneios internos, regionais e nacionais de robótica:

No Sesi Escola, não nos limitamos apenas ao ensino em sala de aula. Vamos muito além! Aqui nossos alunos têm o privilégio de aprender e praticar todo aprendizado em torneios internos, regionais e nacionais de robótica, tudo promovido pelo próprio Sesi. Esses eventos proporcionam aos alunos a chance de aplicar seus conhecimentos em um ambiente competitivo, interagir com estudantes de outras escolas, conhecer novas culturas e se destacar no cenário da robótica. Além disso, esses torneios estimulam o espírito de equipe, o aprimoramento das habilidades técnicas e o desenvolvimento de competências que sem dúvidas serão grandes diferenciais no futuro desses jovens. Clique aqui e conheça mais.

No Sesi Escola, não nos limitamos apenas ao ensino em sala de aula. Vamos muito além! Aqui nossos alunos têm o privilégio de aprender e praticar todo aprendizado em torneios internos, regionais e nacionais de robótica, tudo promovido pelo próprio Sesi. Esses eventos proporcionam aos alunos a chance de aplicar seus conhecimentos em um ambiente competitivo, interagir com estudantes de outras escolas, conhecer novas culturas e se destacar no cenário da robótica. Além disso, esses torneios estimulam o espírito de equipe, o aprimoramento das habilidades técnicas e o desenvolvimento de competências que sem dúvidas serão grandes diferenciais no futuro desses jovens. Clique aqui e conheça mais.


Operador Oficial de FLL no Brasil

No Sesi Escola, temos o orgulho de sermos o operador oficial da FIRST LEGO League (FLL) no Brasil. Essa é uma das maiores competições de robótica do mundo, e nossos alunos têm a oportunidade de participar desse emocionante evento, colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. A FLL proporciona uma experiência única, envolvendo programação, construção de robôs e solução de problemas complexos, promovendo o trabalho em equipe e o pensamento criativo. Ao aprender robótica no Sesi, o aluno se prepara para enfrentar desafios reais do dia a dia e se destacar no mundo da tecnologia. Abaixo você conhece um pouco mais de cada categoria.

No Sesi Escola, temos o orgulho de sermos o operador oficial da FIRST LEGO League (FLL) no Brasil. Essa é uma das maiores competições de robótica do mundo, e nossos alunos têm a oportunidade de participar desse emocionante evento, colocando em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula. A FLL proporciona uma experiência única, envolvendo programação, construção de robôs e solução de problemas complexos, promovendo o trabalho em equipe e o pensamento criativo. Ao aprender

robótica no Sesi, o aluno se prepara para enfrentar desafios reais do dia a dia e se destacar no mundo da tecnologia. Abaixo você conhece um pouco mais de cada categoria.


Modalidades de Alta Performance

First Lego

League (FLL)

Bem-vindo à FLL, uma modalidade de robótica onde a imaginação e as peças de Lego ganham vida nas mãos dos pequenos jovens do ensino fundamental com idade entre 11 e 15 anos. Nessa modalidade os alunos têm a missão de construir e programar seus próprios robôs de peças de Lego, despertando a capacidade de inovação, criatividade, raciocínio lógico, trabalho em equipe e valores humanos, conhecidos também como core values. A FLL também tem como requisito a pesquisa e a apresentação de projetos relacionados a um tema específico, propondo um problema real em uma comunidade local, seja um bairro, um município, um estado ou até mesmo um país, e os estudantes têm o desafio de encontrar soluções criativas.

First Tech

Challenge (FTC)

First Tech Challenge (FTC)

Na modalidade FTC, estudantes de 14 a 17 anos projetam e constroem robôs de até 25 kg para competições desafiadoras. Eles ganham experiência em engenharia e também desenvolvem habilidades em áreas profissionais como marketing e gestão de projetos. Além disso, as equipes são avaliadas em projetos sociais, promovendo a responsabilidade social e a disseminação do conhecimento tecnológico em comunidades carentes por meio de oficinas de robótica. A FTC abrange tanto o desenvolvimento individual quanto o compartilhamento do conhecimento científico e tecnológico.

F1 in Schools


Na modalidade de carros de Fórmula 1 em miniatura, estudantes de 13 a 19 anos criam, projetam e constroem seus próprios carros usando tecnologias avançadas. A competição envolve desafios técnicos, estimulando a aprendizagem em engenharia, elétrica e mecânica. Os carros são movidos por ar comprimido em uma pista de 20 metros, competindo em provas de velocidade.


Este evento faz parte de um projeto internacional da Fórmula 1, onde os carros são "pilotados" por membros da equipe, liberados com um botão de disparo. Além da velocidade, as equipes são avaliadas em diversos aspectos, como apresentação verbal, marketing, design, engenharia, gestão de projetos, empreendedorismo e projetos sociais. As escuderias também precisam angariar fundos e patrocinadores para competir.

First Robotics

Competition (FRC)

First Robotics Competition (FRC)

Na modalidade FRC (First Robotics Competition), estudantes do ensino médio, com idades entre 14 e 18 anos, formam equipes e enfrentam um emocionante desafio. Eles projetam, constroem e programam robôs industriais de cerca de 50 kg para competir em uma arena, fazendo alianças com outras equipes.


Nessa competição, os estudantes adquirem habilidades técnicas, como operar ferramentas, imprimir em 3D, trabalhar com sensores, circuitos e programação, até mesmo operar uma máquina CNC. Além disso, eles desenvolvem a identidade da equipe, aprimoram as habilidades de trabalho em equipe e exploram conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM). A FRC é uma fusão emocionante de engenharia, pensamento lógico, trabalho em equipe e adrenalina, proporcionando uma experiência única para os estudantes do ensino médio.

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